Formas Luso, um outro sinónimo de Fitness?

20.11.06 15 Comentários A+ a-

Lançada no início deste ano, a campanha da Formas Luso revela um trabalho de bastidores estudado ao detalhe, reflectindo inovação em todas as áreas.
Por um lado, temos uma Comunicação Design inovadora pelo formato da garrafa, cujas linhas sugerem uma harmoniosa forma feminina, e pela colocação estratégica da palavra Luso em relevo, que permitem a sua fácil identificação e distinção.
Por outro, temos uma Comunicação Publicitária dirigida claramente ao público feminino, incidindo apenas no que diz respeito à preocupação com a linha, dietas e cuidados com a alimentação. No entanto, a campanha que assinala claramente as zonas do corpo mais problemáticas em termos de acumulação de gorduras, não ignorou a importante influência do público masculino ao escolher para rosto da campanha uma rapariga atraente, cujo spot televisivo e outdoors bastante sugestivos, despertaram senão o interesse e curiosidade pelo efectivo desempenho do produto, pelo menos a atenção e o desejo em apagar aqueles tracinhos nos corpos das companheiras.
Outra inovação importante foi o posicionamento escolhido, ao contrário das bebidas light, que prometem emagrecer mas cuja composição permanece incógnita, é justamente a composição desta bebida (as fibras) e os seus supostos benefícios para o organismo que são realçados e explicados ao pormenor.
E por fim, na Comunicação Below the line, onde a Centralcer aposta claramente na área da Responsabilidade Social colando-se abertamente ao sector da saúde, ao conseguir o apoio da
APN (Associação Portuguesa dos Nutricionistas) e da ADEXO (Associação dos Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal).

Segue-se o anúncio "Marcas" com a assinatura da BBDO Portugal... Bidarra sempre na mellhor 'forma'!

15 comentários

Deixe os seus comentários
Guru publicitário
AUTHOR
21 novembro, 2006 09:10 apagar

Este é um produto,que todo o publicitário gostaria de trabalhar, è extremamente inovador, eficaz, e atualmente sem concorrência.
A água Formas Luso, consegue entrar num mercado em extrema expansão, que engloba todos os produtos de emagrecimento e saúde. Há uns 20 anos atrás quem ouvia falar nestes produtos?
Por outro lado está mais que comprovado que os refrigerantes light´s e diets, tem substancias que apesar de serem de baixas calorias, são prejudiciais à saúde.
Ao contrário desta água, benéfica para o usuário.
Pois bem, a Luso com uma excelente visão de mercado vai fazer com que as meninas percam os tais dois quilos, que há tanto reclamam e de forma extremamente fácil.
A campanha em si está muito boa, pois realmente mostra o ”Reason Why” do produto, as fibras.
Por outro lado discordo quando afirmam que a mulher bonita é para cativar os homens.
De certa forma até pode ser, mas no geral e como a campanha é direcionada para as mulheres, A menina atraente que aparece é com toda a certeza para espelhar nas próprias mulheres o desejo de ter um corpo daqueles. A famosa sigla AINDA do mundo da publicidade. Chamar a ATENÇÃO, despertar o INTERESSE, transformá-lo em DESEJO e levar o cliente à AÇÃO.
Segundo várias opiniões que tenho ouvido no mundo feminino, esta Formas Luso funciona mesmo, e por isso vai vender-se por si só, quase não precisando de campanhas publicitárias, pois o mercado está carente de produtos de qualidade que funcionem.
A mulherada, vai ficar com um corpaço e só tem que beber água para isso. já tinham ouvido falar de alguma coisa tão fantástica? eu nunca, e como sempre digo, o mundo do marketing e publicidade, não pára de surpreender.
Será certamente um estrondo de sucesso este produto, aposto as minhas fichas!

Responder
avatar
Catarina
AUTHOR
21 novembro, 2006 22:53 apagar

Quantas vezes já nao fui ao supermercado, ao corredor das aguas, e fiquei pasmada com o colorido e a variedade de aguas!! Agua, como é possivel variar o que é tão simples, a preciosa H2O?
Agora a Luso lançou esta nova "variedade", quero experimentar, sem duvida! Parece mais apelativa e talvez possa ter uma boa surpresa.
Gosto deste site, fala da publicidade propriamente dita! Estamos tao habituados a VER publicidade que muitas vezes nem pensamos como é feita e como foi pensada!
Parabens!
(Beijinho Carol!)

Responder
avatar
DarkWoman
AUTHOR
22 novembro, 2006 13:11 apagar

Sem duvida uma optima alternativa para quem tem grandes dificuldades em evitar aquelas "refeiçoezinhas" entre refeiçoes!!! Muito bem pensado pela Luso... Tenho de experimentar

Responder
avatar
Kittyontheroof
AUTHOR
22 novembro, 2006 19:49 apagar

Bem para quem é mais cheínho, ou tem aquele ratinho na barriga sempre a pedinchar comida, é uma óptima ideia. Falo por mim, que gosto de comer e de vez em quando viro poço sem fundo. Por sinal já experimentei, lamento, não pelo marketing mas porque me foi colocada à frente e não resisti a saciar a curiosidade e o apetite, porque sem dúvida alguma não tive fome!

Responder
avatar
sulla
AUTHOR
24 novembro, 2006 08:43 apagar

Até o nome foi bem escolhido. Haverá algo melhor do que umas boas formas?

Responder
avatar
Rodrigo
AUTHOR
24 novembro, 2006 16:46 apagar

Sendo um rapaz duvido que alguma vez venha a ter a necessidade de tomar essa água! Mas posso-vos garantir que vou a recomendar as minhas amigas! Pode ser que me dêm ouvidos! ;)
De qualquer forma, um muito bom post! =)
Abraços,
Rodrigo

Responder
avatar
fish&chips
AUTHOR
25 novembro, 2006 06:21 apagar

Discordo plenamente com o Rodrigo! Ser rapaz não quer dizer que não precise de beber esta água. Existem muitos homens em Portugal que andam com problemas de peso tal como as mulheres. A única diferença é que as mulheres preocupam-se mais com o aspecto visual do que os homens. (daí passarem horas a fio na casa de banho a arranjarem-se para ir jantar fora...)
Podes neste preciso momento da tua vida não ter necessidade de beber esta água, mas acredita que mais tarde ou mais cedo és capaz de precisar dela... Volta e meia até eu também a vou beber para ver se isto ajuda a livrar-me destes quilinhos que trago a mais!
De qualquer forma continuo a achar que este é um bom blog e continuem a fazer aquilo que melhor fazem! ;)
Abraços

Responder
avatar
Ratoeira
AUTHOR
26 novembro, 2006 16:07 apagar

A campanha pode ser atraente/atractiva, e eu acho que até é.
Mas quanto aos resultados práticos do produto não sei. Por acaso era importante saberem que o ICAP (Instituto Civil da Autodisciplina
da Publicidade) levantou um processo contra o anunciante exactamente pelo exagero nas afirmações.

Portanto para mim e por enquanto a dúvida mantém-se...

Responder
avatar
Publemático
AUTHOR
26 novembro, 2006 20:47 apagar

Bem, o ICAP também levanta processos por tudo e por nada, e nem sempre com razão. Quanto a mim o que conta é o resultado final, o desempenho do produto, e neste caso nas pessoas que conheço resultou.

Responder
avatar
Vanda
AUTHOR
26 novembro, 2006 21:35 apagar

É verdade ratoeira, também li algo sobre esse processo, e parece-me que houve aí mão da concorrência!

Responder
avatar
brunovalente
AUTHOR
26 novembro, 2006 23:49 apagar

O objectivo deste post, foi apenas de o falar da campanha em si e da grande inovação do produto. Quanto a essa informação do ICAP, desconhecia. Vou investigar melhor.

Responder
avatar
Joana
AUTHOR
27 novembro, 2006 10:55 apagar

Se a publicidade segue todas as regras ou não não sei. E sinceramente, se o produto funciona, essa parte é-me indiferente :)

Responder
avatar
céptico
AUTHOR
28 novembro, 2006 17:05 apagar

Pois houve mesmo problemas com a publicidade, que foi considerada enganosa.
É fácil com a rapidez de lançamentos que há hoje em dia sermos levados rapidamente atrás de uma promessa que não tem sustentação.
E nem há tempo para as autoridades verificarem tudo o que é lançado no mercado. Às vezes basta um bocadinho de nada de um ingrediente que se calhar até faz bem mas nas doses que são diluidas não tem efeito nenhum.
Neste caso quando alguém diz que "faz efeito" o que resta saber é qual o efeito que faria beber outra água qualquer.
Muitas vezes a cura está nos comportamentos e não nos produtos tipo "banha da cobra".
E já agora experimentem ver o preço daquilo e percebem que para fazer algum efeito têm que beber uns litros valentes e o que emagrece garantidamente é a carteira.

Responder
avatar
H.
AUTHOR
29 novembro, 2006 07:35 apagar

Penso que a formas luso é mais um produto que visa responder às crescentes necessidades que o mercado actual solicita...
Penso que a publicidade não punha em causa a qualidade do produto pois é certo que o mesmo, devido às propriedades que contém, é benéfico para o nosso organismo.

Responder
avatar
Anônimo
AUTHOR
21 novembro, 2009 08:30 apagar

Por que nao:)

Responder
avatar